Reciclando Hábitos e Atitudes
Apresentação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Buarque de Holanda situada no Município de Teotônio Vilela Rua Teófilo Pereira, 230, vem desenvolvendo um projeto em educação ambiental há cinco anos que tem como marco principal a sensibilização a respeito de causas ambientais.
A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador através do coletivo jovem, tendo o desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
Reciclando hábitos e atitudes, é um projeto de educação ambiental que tem como objetivo sensibilizar o indivíduo a construir consciência sócio-ambiental, e assim, exercer sua cidadania.
Cada habitante produz em média mais de 1/2 kg de lixo diariamente. O estilo de vida nos grandes centros urbanos é responsável por enorme volume de lixo com grande impacto ambiental: Plástico, Vidro, Lata, Papel, etc. Este material é de difícil deterioração ficando muitos anos poluindo o meio ambiente (solo, ar e água). Por outro lado, são materiais que podem e devem ser reciclados. Com isto, reduz-se a poluição ambiental aumenta-se o tempo útil dos aterros e mais, diminui-se o consumo de recursos naturais responsáveis pela sua confecção.
Um dos nossos objetivos é trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca nas condições concretas de aprendizagem, podemos contribuir para que eles percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, se divertem, enfim onde vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
O estilo de vida nos grandes centros urbanos é responsável por enorme volume de lixo com grande impacto ambiental: Plástico, Vidro, Lata, Papel, etc. ambiente (solo, ar e água). Por outro lado, são materiais que podem e devem ser reciclados.
Numa linguagem simples e contagiante, temos como objetivo principal, despertar, ensinar e ativar no indíviduo um novo conceito de participação e responsabilidade social. Com uma grade de atividades lúdicas e interativas falamos sobre a realidade do meio ambiente urbano.
Nossa intenção é ampliar o raio de atuação de nosso projeto e assim poder transmitir informações e conceitos que ajudam na construção de uma consciência ecológica mais consistente e uma postura humana mais harmônica e equilibrada em relação ao meio ambiente. O projeto sobre Reciclagem surgiu da necessidade de uma educação voltada para a sensibilização como marco principal para no futuro termos homens mais consciêntes diante da problemática ambiental.
Justificativa
O lixo produzido gera um grande problema ambiental mundial especialmente em grandes centros urbanos de países subdesenvolvidos e ainda pouco se conhece sobre seus efeitos a saúde.
As diretrizes da agenda 21 indicam como estratégia para o gerenciamento adequado de RSU: reduzir o lixo, aumentar a reutilização e reciclagem de maneira correta; promover sistema de tratamento e disposição de resíduos compatíveis com a preservação ambiental; extensão do serviço de coleta e destino final desses resíduos. O aumento na geração de resíduos é um problema crescente e atual, nem sempre a quantidade produzida é coletada, estima-se que 30% a50% dos resíduos gerados nas cidades não são recolhidos.
A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão cada vez mais esgotando seus recursos de modo a se tornar escasso e sumir completamente transformando casa vez mais o planeta.
Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).
O acesso à coleta de lixo no Brasil apresenta características de desigualdades, conforme a região e o nível social da população. A ausência de coleta porta a porta na periferia das grandes cidades faz com que a população deposite seus resíduos domiciliares em canais, encostas e pontos de lixo clandestinos. O manejo dos resíduos coletados na escola deve obedecer a critérios visando à qualidade do meio ambiente, e desta maneira transformando o ambiente escolar de maneira a ficar mais saudável.
Tratamento: A separação e armazenamento adequado do lixo na escola.
Sistema de Destinação Final: O processo final da coleta do lixo da escola se dá pela caçamba da prefeitura que passa duas vezes ao dia pela escola e retira o lixo da escola.
O lixo pode ser definido em função de sua utilidade, da disposição final e da relação do mesmo com a saúde. A maioria das pessoas parte das primícias de que lixo é tudo aquilo que não serve mais para ser utilizado e o que não pode ser reciclado. Nem tudo que é velho é lixo. Problemas relacionados ao lixo acumulado como deslizamento de encostas alagamentos, enchentes, poluição atmosférica e degradação do solo apontam para depósitos clandestinos de lixo próximos a lagoas onde são jogados até resíduos industriais são de conhecimento da população que mesmo sabendo não tomam providência e ainda consomem produtos jogados nestes locais, sem contar o descaso das autoridades que não atentam para a relação entre tais fatores como falta de coleta de lixo e a falta de drenagem e chuva frequentes.
Diante de tais estudos vem à definição de que lixo é tudo o que não serve para ser utilizado, vendido ou trocado, sendo descartado.
A reciclagem traz os seguintes benefícios:
- Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
- Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
- Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
- Melhora a produção de compostos orgânicos.
- Gera empregos para a população não qualificada.
- Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
- Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
- Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
Dado o crescimento das cidades, a quantidade de resíduos sólidos produzida toma proporções alarmantes, o que exige das municipalidades soluções urgentes. A administração adequada dos resíduos sólidos recicláveis faz parte da solução dos problemas relacionados com a coleta e disposição final dos resíduos sólidos. Esta envolve diversos agentes, destacando-se os catadores, os quais coletam esse material reciclável no meio urbano. Salientando que o lixo por diversas vezes é a única fonte de renda de muitas famílias brasileiras.
Em suma, este projeto tem como meta principal aprofundar os conhecimentos em torno desta temática que é tão preocupante, com intuito ávido de minimizar os efeitos que causam ao planeta visando assim um compromisso e uma melhor qualidade de vida para todas as espécies do planeta.
Objetivos
- Objetivo Geral
- Viabilizar oportunidades que despertem em nossos alunos atitudes de conscientização e importância da reciclagem, visando à proteção do meio ambiente e a redução do desperdício.
- Objetivos Específicos
- Contribuir para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida da comunidade.
- Contribuir para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida da comunidade.
- Reduzir o volume de lixo coletado a ser encaminhado pela municipalidade para destinação final.
Eixos de Atuação do PIIC 2011
O Projeto Reciclando Hábitos e Atitudes traz em sua temática de ação a redução, a reciclagem e a reutilização do lixo diminuindo assim os danos causados ao meio ambiente abordando também como tema de estudo o Bioma de Mata Atlântica que é parte de um dos problemas socioambientais em Teotônio Vilela e que ao longo de muitos anos e em escala progressiva perdeu espaço para o plantio de cana de açúcar. Atualmente desta que é a segunda maior floresta brasileira resta só 5% de sua área total modificando toda fauna e flora deste tão rico bioma.
As ações pertinentes ao estudo do Bioma de Mata Atlântica serão feitas com pesquisas de campo que traz um enriquecimento ao currículo do aluno como pesquisador e prepara-o para a elaboração de hipóteses diante dos dados levantados, essa área de estudo se fará em nossa comunidade na Reserva de Mata Atlântica da Usina Seresta localizada em nossa cidade bem como a participação em palestras sobre a biodiversidade que ainda se faz tão rica nesta região.
Em conformidade com as politicas públicas vigentes em nossa cidade o projeto se articula com a implantação e funcionamento do Com-vidas que através de uma comissão formada por alunos, professore e pais de alunos se encarregam de organizar círculos de atividades e cultura com a implementação de ações ambientais por gente interessada na causa, e com vontade de fazer algo acontecer, para a melhoria da qualidade de vida local representa um espaço de estudos, pois promove a reflexão de temas relativos a complexidade e a totalidade das relações ambientais, respeitando e cuidando das diferentes formas de vida e promovendo a cultura da paz.
Dentro desse aspecto que o projeto aborda de modificar hábitos e atitudes a agenda 21 com sua temática relacionada à sustentabilidade vem auxiliar no envolvimento entre comunidade, governo e entidades em busca de um presente sustentável sem prejudicar o ambiente em que vivemos.
As possibilidades de desenvolvimento sustentável para o planeta, onde se possa gerar desenvolvimento sem prejuízos à qualidade de vida do ser humano e às condições ambientais trabalhando com eixos de atuação dentro da escola e interagindo com a comunidade através dos pais dos alunos fazendo com que as ações desenvolvidas dentro da escola passe além de seus muros onde haverá a interação total da comunidade com o projeto, objetivando assim as metas do milênio integrando escola e comunidade onde se estabelece uma melhor qualidade de vida em torno de ações de sustentabilidade com o objetivo de disseminar as metas e conscientizar a população sobre a necessidade de se envolver e pressionar os governos para a criação e execução de políticas públicas de qualidade, executando ideias de participação e melhorias na comunidade local, sensibilizando-os diante das questões ambientais e desenvolvendo um novo pensamento de preservação.
PLANO DE AÇÃO
AÇÕES DO PROJETO |
|||
Ação |
Recurso |
Responsável |
Mês |
Coleta de dados para a construção do projeto. Apresentação ao corpo docente da escola. |
Pesquisas e dados coletados na escola. Rec. audiovisuais.
|
Com-vida. |
Maio |
Semana Mundial de Meio Ambiente. |
Mat. reciclados. |
Com-vida. Educadores e alunos. |
Junho |
Palestras. |
Rec. audiovisuais.
|
Representantes da Sec. Mul. de Saúde e ETA. |
Julho |
Eco cultura. Teatro. |
Mat. reciclados, pedagógico e som. |
Com-vida e professores de Artes e Português. |
Agosto |
Eco oficinas |
Sucatas, matérias pedagógicos, jornais e revistas. |
Com-vida e Pais de alunos. |
Setembro |
Exposição de artesucata; Passarela do futuro; Coleta seletiva simbólica. |
Sucatas, material reciclado e materiais pedagógicos.
|
Com-vida, professores de História, Artes, Português e pais de alunos. |
Outubro |
Decoração Temática e Lúdica para o Natal. |
Material produzido o longo do ano nas oficinas e materiais pedagógicos. |
Com-vida e todo o corpo docente e discente da escola. |
Novembro |
PLANO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETO
Este plano se dará com o processo de acompanhamento contínuo, sistemático e detalhado de todas as ações programadas em seu plano de ações e a avaliação se dará de forma contínua sendo focados os benefícios que serão alcançados ao longo do desenvolvimento do projeto para a comunidade escolar e local, e detalhando as ações que não se concretizarão de maneira esperada para uma possível reavaliação da ação para o próximo ano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRITO FILHO, J.A. Cidade Versus Entulho. In: 2o Sem. Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil. São Paulo, IBRACON, 1999. p.56-67.
CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS. Produção limpa: uma abordagem ambiental e econômica para a indústria. Ação Ambiental, Viçosa, 1998. n. 1.Pesquisa, p. 24.
D’ALMEIDA, Maria Luiza Otero, VILHENA, André. Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000.
https://.recicláveis.com.br/noticias/0509/0050927norma.htm, pesquisado em 22.05.2011
https://www.pallissander.com.br, pesquisado em 22.05.2011
https://www.sinduscomdf.com.br, pesquisado em 18.05.2011
OLIVEIRA, E. M. de. Educação ambiental uma possível abordagem. Brasília: IBAMA, 1996.
PCN’S de Meio Ambiente
PORTILHO, Maria de Fátima Ferreira. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.
Projeto de Leitura
A galeria de fotos está vazia.
Esse é um projeto que tem por finalidade trabalhar a leitura e a escrita com os alunos que ainda não dominam convencionalmente essas habilidades, de maneira a fazê-los apropriar-se da linguagem de uma forma didática e prazerosa. Em breve estaremos postando as fotos das ações desse projeto.
Em sua 3ª edição, a gincana de matemática vem se consolidando e envolvendo um número de alunos cada vez maior a cada ano de sua realização. O evento é organizado pelos professores da disciplina de matemática, juntamente com a direção e coordenação, mas com participação maciça de todos os professores e alunos que, mesmo disputando pontos a ponto, partilham de um mérito onde o conhecimento e a solidariedade são os valores maiores em questão. Veja as fotos do evento.
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2011 a OBF está sendo realizada pela décima quarta vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela quinta vez para os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental.
Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.
Em 2011, a OBF contou com a participação de 100 alunos de Teotônio Vilela, sendo 34 da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, preparados pelo Prof. Josenilton (Moreno), para representar nossa cidade na 2ª etapa realizada no Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió. Os demais alunos competiram pelas escolas José Aluízio Vilela, Dom Avelar Brandão Vilela e Pedro Joaquim de Jesus (Ensino Médio). Parabéns a todos e vejam as fotos!
O mundo moderno tem levado as pessoas a uma complexidade de relações quando exige das mesmas resultados rápidos e eficientes. Essa forte cobrança por resultados tem afetado cada um de nós em nossas relações interpessoais. Nesse sentido, trabalhar a afetividade se torna tarefa imprescindível e é o que tem feito a Escola Aurélio Buarque desde 2007 com o projeto "O Amor Está no Ar". Em sua última edição, conseguiu transpor os muros da escola e envolver toda a comunidade levando entretenimento e muito amor a todos que estiveram no coreto da Praça da Liberdade (Centro da cidade). Futuras edições desse projeto, que verdadeiramente envolveu a comunidade, são estudadas, mas você pode degustar através das fotos como foi o evento.